Impulsionamentodareformamilitar
文章作者 100test 发表时间 2007:03:14 20:35:52
来源 100Test.Com百考试题网
A Primeira Guerra Mundial trouxe profundas mudanç.as à arte militar. Adotaram-se novos tipos de armamento e novos métodos de combate. Desapareceram as linhas de atiradores e surgiu a organizaç.ã.o da infantaria em grupos de combate, que atuavam como arma coletiva de grande cadência de tiro. A introduç.ã.o dos blindados, dos gases de combate e da aviaç.ã.o militar revolucionou completamente as características do campo de batalha. O emprego dos serviç.os em campanha, permitindo apoiar em períodos prolongados grandes efetivos que consumiam muniç.ã.o e outros suprimentos em escala nunca vista. a organizaç.ã.o do terreno nas frentes estabilizadas e as novas técnicas de estado-maior – tudo isso tornava obsoletos os exércitos anteriores ao grande conflito.
O Brasil, mesmo antes de terminada a Primeira Guerra Mundial, percebeu o significado da modernizaç.ã.o de seu Exército. Muito se discutiu sobre a conveniência da vinda de uma missã.o de técnicos militares europeus para promover essa remodelaç.ã.o.
No governo Delfim Moreira, sendo Ministro da Guerra o General Alberto Cardoso de Aguiar, resolveu-se contratar uma Missã.o Militar Francesa. A decisã.o quanto à nacionalidade da missã.o explica-se facilmente: o Exército francês fora vitorioso na guerra, tendo alguns elementos do Exército brasileiro lutado junto com os franceses. além disso, os laç.os culturais do Brasil eram muito mais fortes com a Franç.a do que com qualquer outro país.
A missã.o chegou ao Brasil em 1920. era chefiada por um general e integrada por mais de 20 oficiais. Forneceu instrutores para a Escola de Estado-Maior, Escola de Aperfeiç.oamento de Oficiais, a Escola de Aviaç.ã.o Militar, o Curso de Oficiais Intendentes, o Curso de Saúde e Veterinária e o Curso de Equitaç.ã.o.
No início a Escola Militar nã.o recebeu nenhum instrutor francês. posteriormente foi designado um oficial superior, como subdiretor de ensino militar.
A Missã.o iniciou os trabalhos com visitas aos comandos e corpos de tropa das guarniç.õ.es do Rio de Janeiro e do sul do país. os novos cursos, Escolas de Estado-Maior e Aperfeiç.oamento, sob a orientaç.ã.o dos instrutores franceses, iniciaram-se em 7 e 8 de abril de 1920, com a presenç.a do Presidente da República, Dr. Epitácio Pessoa, e do Ministro da Guerra, Dr. Joã.o Pandiá Calógeras.
O primeiro chefe da Missã.o foi o General Maurice Gamelin, possuidor de notável talento militar e que se destacara na Primeira Guerra Mundial como chefe da 3ª. Seç.ã.o do Estado-Maior do General Joseph Joffre e como comandante de divisã.o de infantaria no final da campanha.